A+ A- Mudar tamanho

População disposta a mudar hábitos

Segundo pesquisa, falta informação para que as pessoas mudem de hábitos 
e evitem o disperdício de água

       No Brasil, conscientizar a população sobre a preservação da água é um grande desafio: ``A abundância de água (em algumas áreas) é aparentemente tão grande, que a gente acha que as próximas gerações não vão lidar com a escassez``, destaca a secretária geral da WWF, Denise Hamu. Segundo ela, uma pesquisa da WWF buscou saber se os brasileiros tinham conhecimento sobre os comitês de bacias hidrográficas. Mesmo com a necessidade urgente de preservar nossas águas, 70% dos entrevistados não sabem que existem os comitês, 29% ouviu falar, mas não sabem o que são os comitês e o que podem fazer. 

``Há pouquíssima clareza sobre onde você pode exercer sua cidadania``, lamentou. Uma outra pesquisa da WWF revela que 61% das pessoas já estão dispostas a mudar hábitos e atitudes em defesa do meio ambiente. De 2004 a 2006, as pessoas continuam citando o desperdício como o principal fator para o comprometimento das nossas águas. Na opinião de Denise, a conscientização da população sobre o uso da água tem melhorado e já se pode perceber que as crianças já são mais bem preparadas. ``A gente percebe vontade no brasileiro, o que falta é informação``, afirma. 

A ambientalista Márcia Brewster, consultora da Nautilus International Development Consult, empresa especializada em revitalizar frentes marítimas urbanas, reforça que nossas vidas dependem de água limpa, mas acabamos destruindo as bacias hidrográficas, permitindo a instalação de empresas próximas a fontes de água limpa. ``Precisamos trabalhar juntos, professores, governos, setor privado. Usamos mal e abusamos da água``, alertou. 

Na opinião do professor da PUC-SP Ladislau Dowbor, é possível perceber avanços na conscientização da população. Ele cita que há pessoas que tentam mobilizar a comunidade para que preservem rios e há advogados que processam fábricas poluidoras. 



Lixo 

Para o arquiteto Renato Tagnin, especialista em Planejamento Urbano pela Universidade de Roma, é importante a população olhar para onde se instalam as empresas que produzem lixo tóxico e saber também para onde vai esse lixo. ``Não é admissível que os pobres paguem essa conta e carreguem esse prejuízo``, disse. Sobre as responsabilidades das empresas, para ele, o conceito da pegada hídrica tem a vantagem de trazer para o presente a sua conta, responsabilizando as indústrias, pois geralmente quem sofre os prejuízos da não preservação da natureza são as gerações futuras. (Lucinthya Gomes) 




CONSUMO DOMÉSTICO 


> Descarga no vaso sanitário & 10 a 16 litros 
> Minuto no chuveiro & 15 litros 
> Lavar roupa em tanque & 150 litros 
> Lavar as mãos & 3 a 5 litros 
> Lavar roupa em máquina & 150 litros 
> Lavar louça em máquina & 20 a 25 litros 
> Escovar os dentes (água correndo) & 11 litros 
> Lavar automóvel com mangueira & 100 litros 



Economize hoje para ter amanhã 

> Desligue o chuveiro ao ensaboar-se no banho, enquanto esfrega as louças e enquanto escova os dentes; 

> Lave o carro com balde e não com mangueira, varra a calçada ao invés de lava-la. 



Evitando desperdícios 

> Uma das maiores causas de desperdício de água é o vazamento. Avise a companhia de água e esgotos imediatamente. Mantenha também a instalação e o registro da sua casa sempre regulados. 



Os usos da água 

A água, nosso bem natural mais precioso, é utilizada pelo homem de diversas formas, por exemplo: 

> Nas indústrias, na fabricação de bens; 
> Para a navegação (rios e mares); 
> Como local de recreação (lagoas, praias, rios e riachos); 
> Pesca e criação de peixes, crustáceos e mariscos; 
> Geração de energia hidroelétrica; 
> Uso doméstico dos seres humanos. 



FONTE: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Consumo sustentável & Manual de Educação (2002) 





VOCÊ SABIA? 


> A falta d-água já afeta o Oriente Médio, a China, a Índia e o norte da África. Até o ano 2050, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Por isso, a ONU instituiu, em 1993, o Dia Mundial da Água, campanha de reflexão e propostas para melhorias na captação dos recursos hídricos. 


Pegada Hídrica - No rastro dos produtos 

> 1 ovo - 200 litros
> 1 kg de pão - 1.300 litros
> 1 hamburguer - 2.400 litros
> 1 litro de leite - 1.000 litros
> 1 kg de arroz - 3.000 litros
> 1 maçã - 70 litros
> 1 kg de feijão - 1.350 litros
> 1 kg de queijo - 5.000 litros
> 1 kg de carne - 16.000 litros
> 1 kg de milho - 900 litros
> 1 kg de batata - 900 litros
> 1 xícara de café - 140 litros
> 1 taça de vinho - 120 litros
> 1 camiseta de algodão - 2.649 litros
> Par de sapatos de couro - 8.000 litros 

Comentários