PNEUS - ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE RECICLAR


Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos. Com essa demora, você já considerou os inúmeros danos que esse material pode causar ao entrar em contato com o meio ambiente?
Pneus velhos descartados de forma incorreta podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos, causando inundações e poluindo rios e solo. Além disso, os pneus descartados ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma incorreta, tornam-se agentes da poluição atmosférica.
Só no Brasil, a produção de pneus é de 40 milhões de unidades por ano e a geração de pneus velhos é de assustadores 160 milhões de unidades pelo mesmo período. Não bastasse os efeitos devastadores sobre o meio ambiente e a atmosfera, a fabricação de pneus demanda uma quantidade extraordinária de matérias-primas, como aço, borracha natural e petróleo.

A importância da reciclagem de pneus

Pneus podem ser 100% reaproveitados. Por conta disso, o governo incluiu a indústria de pneus no programa obrigatório de adoção da Logística Reversa, que está enquadrado na Lei 12.305/2010 Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A boa notícia é que esse tipo de resíduo sólido pode ser reaproveitado em sua totalidade, sendo transformado em combustível para caldeiras e indústrias de cimento, utilizado na fabricação de asfalto ecológico, pisos industriais ou para quadras poliesportivas, tapetes para automóveis, solados para calçados e diversos outros produtos.

Qual o resultado da reciclagem?


Para se ter uma ideia da importância da reciclagem de pneus, 100 pneus derretidos se transformam em 150 quilos de carvão mineral, 75 quilos de aço e 125 livros de óleo. Além disso, o gás produzido é usado para alimentar as caldeiras onde os pneus são derretidos após cortados.
O carvão e o óleo se transformam em combustível para as indústrias, e o aço é aproveitado pelas metalúrgicas, o que implica em economia de recursos naturais. Há, ainda, um detalhe interessante quanto ao reaproveitamento de materiais, que é a geração de uma nova atividade econômica: a indústria da reciclagem.
Vale lembrar que os usuários de veículos também podem contribuir para a redução da demanda por pneus, por meio do prolongamento da vida útil dos pneus usados em seus carros. Para isso, basta cuidar do alinhamento do veículo, balanceamento e calibragem dos pneus, além de obedecer ao limite de carga suportada pelo automóvel.
Fonte:http://www.dinamicambiental.com.br/blog/reciclagem/voce-decomposicao-pneus-entenda-importancia-reciclagem/


Comentários