Aumenta número de embalagens de PET recicladas






O 5º Censo da Reciclagem do PET (politereftalato de etileno) no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), aponta aumento de 9,5% na quantidade de embalagens de PET recicladas em 2008, na comparação com 2007. Em números absolutos, o censo registrou que 253 mil toneladas do produto receberam destinação ambientalmente adequada, acima das 231 mil toneladas de 2007.


O volume corresponde a 54,8% das novas embalagens produzidas no período, e o País consolida a sua posição como um dos líderes na atividade, à frente dos Estados Unidos e da União Européia. As mais de 500 empresas de todo o Brasil geram um faturamento de R$ 1,09 bilhão.


Auri Marçon, presidente da Abipet, afirma que, entre as aplicações do PET reciclado, o grande destaque ficou por conta do aumento do uso do material na produção de resina estrutural - 18%. A resina é utilizada na fabricação de itens como piscinas, caixas-d'água ou bancadas de mármore sintético, por exemplo. Além disso, o produto tem grande presença na indústria de caminhões, especialmente na fabricação de partes das cabines.

Comentários