Doenças causadas por pilhas

Quais os problemas que os elementos químicos das pilhas podem causar à saúde do homem?

Cádmio
É um agente cancerígeno, teratogênico (provoca mutações genéticas) e pode causar danos ao sistema reprodutivo, provocando ainda disfunções renais e digestivas (náusea, vômito e diarréia) e complicações pulmonares.

Chumbo
Afeta o sistema neurológico (sonolência, delírios, convulsões e neurite periférica), o sistema nervoso central, o sistema digestivo (cólicas, espasmos) e reprodutor, sangue e rins, além de elevar a pressão arterial. É também um agente teratogênico. As doenças causadas por chumbo são conhecidas como saturnismo.

Mercúrio
No caso de intoxicação aguda, pode corroer pele e membranas da mucosa, causar náuseas, dor abdominal, diarréia, vômito, congestão, inapetência, indigestão, inflamação da mucosa da boca, lesões no tubo digestivo, gengivite, salivação, danos aos rins e levar à morte em um período de 10 dias. Em casos crônicos, provoca tremores, irritabilidade, perda de visão e audição, elevação da pressão arterial, afeta a coordenação motora e provoca lesões cerebrais irreversíveis.

Zinco
Provoca tosse, fraqueza, dor generalizada, febre, náusea, vômito. Promove alterações no quadro sangüíneo, particularmente ferritina e problemas pulmonares.

Manganês
Provoca disfunções do sistema neurológico: alguns tipos de casos de Mal de Parkinson estão associados ao manganês (parkinson mangânico); pode ainda causar gagueira e insônia
Cabe, enfim, salientar que o manganês e o zinco são micronutrientes essenciais à dieta humana, o que causa a toxidez dos mesmos é o excesso presente no corpo humano.

Fonte(olharvirtual.ufrj.br)

Comentários

Postar um comentário