É muito importante que percamos o hábito de jogar óleo de fritura usado pelo ralo. Para que possamos dar uma outra utilização a ele, estou postando aqui uma receita de sabão feito com óleo usado.
Para quem não quiser fazer o sabão, pode procurar alguma empresa em sua cidade que aceite o óleo. Já existem muitas pessoas reciclando o óleo usado.



SABÃO DE ÓLEO USADO

Ingredientes:
5 litros de óleo de fritura usado;
1 kg de soda cáustica ( vendida em supermecados );
2 litros de água;
1 colher de essência ( pode ser de eucalipto );

MODO DE FAZER

Dissolva a soda na água um dia antes ou pelo menos 8 h antes para que ela esfrie. Esta solução tem o nome agora de: LIXÍVIA. Esquente o óleo (apenas morno), coe em uma lata (nada de alumínio), misture a essência (se for usar), despeje a lixívia e mexa com uma ripa (nada de cabo de vassoura) até que comece a engrossar e despeje numa caixa de madeira forrada com plástico ou dentro de caixinhas vazias de leite ou então naquelas formas compradas na 1,99 (nada de alumínio). O tempo para cortar, você verá. Se fizer à tarde, corte no outro dia, se fizer cedo, corte à tarde. São detalhes que você vai observar. O corte pode ser feito com faca ou um pedaço de fio de aço amarrado em dois pedacinhos de cabo de vassoura ou a alternativa apresentada no início. Esta receita aceita também uns 200 ml de lauril (Lauril Éter sulfato de sódio ou simplesmente LESS), esse produto é usado para aumentar a quantidade de espuma dos sabões, sabonetes, xampus e detergentes em geral. Ele deve ser misturado na lixívia, antes de despejá-la na gordura morna.

Comentários