RECICLANDO O VIDRO


Aprenda a aplicar conceitos sobre educação ambiental e gestão de resíduos em seu trabalho e na sua vida pessoal. Aprenda técnicas que lhe permitirão melhorar o gerenciamento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.


VIDRO

Fechar

Vidro, embalagem 100% Reciclável


A descoberta do vidro é bem antiga, os primeiros registros datam de 5000 a.C. Contam as lendas que o vidro foi descoberto acidentalmente, quando mercadores fenícios, ao fazerem uma fogueira na beira da praia, perceberam que o fogo transformou a areia do chão num líquido transparente, ao resfriar, esse líquido se transformou num material bem resistente, assim surgia o vidro.
Posteriormente, 100 a.C., os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, para confeccionar suas janelas, vasos e copos. Desde então, o vidro tem acompanhado a humanidade, sempre presente nas residências: nas janelas que conferem luminosidade às construções; como também nos utensílios, como taças, jarras, pratos, dando muito charme às cozinhas.
O vidro é feito da fusão de alguns compostos inorgânicos, principalmente areia, e por isso é uma embalagem segura, pois conserva os alimentos com todos os seus nutrientes. Além de manter a qualidade do produto, aumenta o seu prazo de validade e diminui o uso de conservantes, também pode ser levado ao micro-ondas com segurança (porque não libera disruptores endócrinos, para saber mais sobre isso, leia a reportagem), e não interfere nem sabor nem no cheiro dos alimentos.
No Brasil, a reciclagem de vidro cresce a cada ano, hoje, cerca de 40% do vidro produzido é reciclado, e 25% é reutilizável – pois são de garrafas retornáveis. O vidro é também
O número sobre a produção de embalagens de vidro no Brasil é impressionante: anualmente são produzidas cerca de 980 mil toneladas de embalagens, sendo que apenas em 45% delas é utilizada matéria-prima reciclada, segundo pesquisa realizada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Levando em consideração que o vidro não é biodegradável, podendo levar até 10 mil anos para se decompor, optar pela reciclagem é uma medida essencial para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente.  
Além das vantagens econômicas e sociais com a geração de empregos, a reciclagem do vidro também apresenta outros benefícios:
  • Possibilidade de reaproveitar 100% do vidro;
  • Reduzir o volume de lixo que vai para os aterros sanitários;
  • Diminuir em 70% os gastos na fabricação de vidro;
  • Minimizar impactos ambientais causados pela extração de areia.

Etapas do processo de reciclagem de vidro

No lugar destinado à reciclagem, o vidro passa por cinco fases:
  1. Limpar: esse processo visa retirar qualquer sujeira que ainda esteja impregnada no vidro e, para isso é realizada uma lavagem. Toda a água utilizada é posteriormente tratada e recuperada, com isso evita-se o desperdício e minimiza-se o risco de contaminar os recursos hídricos.
  2. Recolher impurezas: ao longo desta etapa o vidro percorre uma esteira para que sejam retiradas impurezas como pedras, metais e plásticos. O processo pode ser ainda mais eficaz se o material passar por um eletroímã, cuja função é a de separar metais que possam ser contaminantes.
  3. Prensar e enfardar: nesta etapa o vidro passa por trituração, processo que consegue transformar cacos de vidro em pedaços homogêneos.
  4. Fundir: em temperatura acima de 1300 °C os cacos são então aquecidos e fundidos.
  5. Fazer o acabamento: agora o vidro já pode ser moldado e manuseado para compor novas embalagens, as quais terão como destino as indústrias e, consequentemente, o consumidor.
Para que tudo isso ocorra é preciso conscientizar a população em geral sobre a necessidade de realizar em casa e nos estabelecimentos comerciais a coleta seletiva, que consiste na separação do vidro e encaminhamento para os locais corretos de coleta. Outra atitude bastante eficaz é incentivar a compra de bebidas e demais opções domésticas que são comercializadas em embalagens de vidro retornável. Costumeiramente, as embalagens podem ser devolvidas e trocadas no mesmo local onde foram compradas, o que facilita todo processo.  o único material 100% reciclável, ou seja, 1kg de vidro pode ser reciclado infinitas vezes, resultando em 1kg de vidro com as mesmas características.
Dica: Prefira sempre utilizar vasilhames de vidro pra guardar alimentos, elas são mais seguras e preservam os alimentos com maior qualidade.
Fontes: ABVIDRO e www.bioblog.com.br

Comentários